Churrasco e cerveja: já passou da hora de você ousar nisso

Por Analídia Ferri

Churrasco. O que dizer de uma tradição tão forte entre os brasileiros? Tudo vira motivo para combinar um churrasco e relaxar com amigos e família. E, claro, só é churrasco se tiver cerveja junto. Mas aí que a gente acaba fazendo tudo errado, tomando enormes quantidades de cervejas, e o sabor mesmo, ninguém liga.

DSC-22

De uma coisa todos sabemos: fica difícil uma cerveja não combinar com churrasco. Mas, com tantas opções diferentes no mercado de artesanais, fazer essa harmonização pode quebrar aquela rotina e pensar em beber menos, mas beber melhor. Foi isso que pudemos aprender com o último jantar da série Mesa na Cozinha.

Para abrir o apetite e refrescar o paladar antes de comer muita carne, recebemos uma salada verde comum, com rúcula, alface americana, tomate grape e manjericão.  Na mesa, também tivemos à disposição pão caseiro, molho barbecue e uma salsa de tomate. As carnes foram feitas em parceria com a Vila Beef, uma casa de Ribeirão Preto que comercializa vários produtos selecionados, de origem controlada e fornecimento exclusivo.

DSC-45

O peixinho, uma carne bastante magra e versátil, foi colocada na grelha sem sal e sem nenhum tempero. O sal marinho foi colocado antes de o prato ser servido e tal processo salienta bastante o sabor da carne. Com ela, foi servida a Hot Lager da Cervejaria Barco, uma extra pilsen clara, com pimenta, porém, com ardência quase imperceptível, mais evidente no retrogosto.

DSC-59

Depois, um miolo de alcatra combinado com a 6 O’Clock, parceria da Invicta com a americana Sixpoint, uma cerveja muito leve, lupulada e refrescante. O lúpulo se destaca e combina muito com o sabor da carne; com certeza essa foi a combinação mais inusitada da noite e pode agradar muito a paladares mais avançados.

DSC-105

Seguindo para cervejas mais ousadas, a Eisenbahn Rauchbier, uma cerveja com maltes defumados, escura e adocicada, excelente opção para inovar no churrasco e combinar sabores. O defumado é muito leve e quase imperceptível se combinado com carnes assadas.

DSC-145

Por fim, foi servida uma Schornstein witbier, acompanhada de uma salada de frutas quentes, passadas na manteiga e servida com cream cheese que leva limão. A cerveja leve e refrescante levantou o frescor das frutas; laranja e coentro apareceram muito na boca.

DSC-219

O churrasco pode mesmo ser diferente e a gente não precisa sair dele traumatizado, dizendo que vai ficar sem comer carne por um mês, assim como podemos evitar aquela ressaca monstra, bebendo com qualidade, com mais sabores e descobrindo as infinitas possibilidades da gastronomia.

casal cativo dos eventos Mesa na Cozinha

casal cativo dos eventos Mesa na Cozinha

sempre comida + bebida com uma breve explicação e auxílio na hora de harmonizar

sempre comida + bebida com uma breve explicação e auxílio na hora de harmonizar

O mestre dos cortes e da churrasqueira, Marcelo Whately do Vila Beef

O mestre dos cortes e da churrasqueira, Marcelo Whately do Vila Beef

Turma animada que participou do nosso último evento

Turma animada que participou do nosso último evento

Nos despedimos alegremente do projeto Mesa na Cozinha =) muito obrigada!

Nos despedimos alegremente do projeto Mesa na Cozinha =) muito obrigada!

fotos: Natalia Feitosa

Um comentário sobre “Churrasco e cerveja: já passou da hora de você ousar nisso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s