Harmonização de Cervejas e comida Tailandesa: Picante, ácido, doce, salgado e umami

por Analídia Ferri

RVF_8067

foto: Rogério Volgarine

A comida tailandesa é extremamente surpreendente. Graças a sua mistura de inúmeras especiarias, ervas, frutas e muitos ingredientes, a culinária asiática representa um avanço aos paladares acomodados. Um só prato pode reunir picância, acidez, doce e salgado, além do umami – um sabor ainda desconhecido para a maioria das pessoas. Você já deve ter sentido, mas ninguém nunca te contou sobre ele.

RVF_8099

foto: Rogério Volgarine

Combinar toda essa cultura com cerveja é desafiador. Mas, tudo nessa vida é experimentar, desbravar e conhecer o tal do quinto sabor. No jantar de comida thai, comandado pela sommelier Bia Amorim e pela chef Sabrina Galli, foram servidos quatro pratos.

Baden Baden Weiss harmonizou com a sopa tai

Baden Baden Weiss harmonizou com a sopa tai foto: Rogério Volgarine

O primeiro deles, a sopa Tom Yam, balanceava o azedo, o picante e tinha um toque de salgado, pois levava em sua receita, cogumelos, capim cidreira, gengibre, tofu e pimenta. Combinamos o prato com uma Baden Baden Weiss, uma cerveja clássica de trigo. Os elementos refrescantes do prato, entre eles o coentro, realçaram na boca. Já o azedo e o picante ficaram equilibrados com a cerveja. O auge do prato foi a mistura de texturas dos ingredientes.

RVF_8106

foto: Rogério Volgarine

Embora fosse o primeiro prato, já era possível reconhecer o umami, o quinto sabor do nosso paladar, resultante da mistura de ingredientes. O umami é considerado o nosso quinto gosto. Só ele já renderia um enorme estudo sobre o paladar humano. Mas, simplificando, seria o encaixe perfeito entre gosto e sabor total de um prato.

Bad Moose ESB com um toque maltado e levemente lupulado harmonizou com a salada

Bad Moose ESB com um toque maltado e levemente lupulado harmonizou com a salada. foto: Rogério Volgarine

Em seguida, foi servida a salada Yam Nua, feita com um contrafilé grelhado com ervas frescas, entre elas, coentro, hortelã e pimenta. Uma Bad Moose ESB foi a escolhida para a harmonização que resultou no equilíbrio do malte e da carne. Algumas notas frescas também se sobressaíram na mistura.

Pad Thai harmonizou com Schornstein Bock

Pad Thai harmonizou com Schornstein Bock. foto: Rogério Volgarine

O Pad Thai, um clássico da cozinha thai, feito com macarrão de arroz, frango, molho de tamarindo, açúcar e pimenta, foi eleito para combinar com uma Schornstein Bock, uma cerveja forte e escura, de baixo amargor e sabor maltado. Uma excelente harmonização complementar, pois o sabor levemente adocicado da comida e as notas de caramelo da cerveja encaixaram muito bem na boca. Novamente surgiu o umami, dessa vez muito mais evidente e surpreendente.

um delicado doce

um delicado doce. foto: Rogério Volgarine

Por último, uma sobremesa auspiciosa, o Tong Yip, feito à base de gemas e calda de açúcar, servido em forma de flor, foi harmonizado com a Blondine Pina Colada. Inspirada no drink, a cerveja tem aroma de abacaxi e coco e textura frisante. A sobremesa veio servida com um pouco de mel (de flor de lavanda) e os sabores das frutas realçaram muito na boca. Um sabor frutado, extremamente tropical e equilibrado. Ainda combinamos a sobremesa com a Ithaca, da Colorado, uma Imperial Stout com rapadura queimada, que contrastou bastante com a leveza do doce servido.

Appia Colorado, Weiss Baden Baden, ESB Bad Moose, Bock Schornstein, Pina Colada Blondine e Ithaca Colorado foram as cervejas servidas

Appia Colorado, Weiss Baden Baden, ESB Bad Moose, Bock Schornstein, Pina Colada Blondine e Ithaca Colorado foram as cervejas servidas. foto: Rogério Volgarine

Com certeza, a gastronomia tailandesa pode proporcionar enormes descobertas para quem está acostumado com a comida brasileira mais modesta, ou seja, aquela trivial. E, por mais que o Brasil tenha infinitos ingredientes em sua cultura, talvez precisamos mesmo viajar para outros países para conhecer mais e nos encantar com o desconhecido.

Sorrisos =)

Sorrisos =) foto: Rogério Volgarine

Foto oficial da turma

Foto oficial da turma. foto: Rogério Volgarine

Mel com óleos essenciais de lavanda da MBee

Mel com óleos essenciais de lavanda da MBee. foto: Rogério Volgarine

Pad Thai para babar de perto

Pad Thai para babar de perto. foto: Rogério Volgarine

concentrados

concentrados. foto: Rogério Volgarine

Festa Modesta é quem fez esses arranjos lindos para o evento

Festa Modesta é quem fez esses arranjos lindos para o evento. foto: Rogério Volgarine

Appia

Appia, Cervejaria Colorado. foto: Rogério Volgarine

Ithaca, uma surpresa no final

Ithaca, uma surpresa no final. foto: Rogério Volgarine

10830774_430239887155219_4515094373836131469_o

2 comentários sobre “Harmonização de Cervejas e comida Tailandesa: Picante, ácido, doce, salgado e umami

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s